3 de nov. de 2010

Exposição Jean Michel Fauquet (Base submarina de Bordeaux)

Esse fim de semana fui à uma exposição sensacional num lugar extraordinario.

A base submarina de Bordeaux é um impressionante vestigio da Segunda Guerra Mundial, ela foi construida de 1941 à 1943 para abrigar a frota de 12 submarinos da Marinha Alemã. hoje, dos 42000m² deste imponente edificio, 12000m² estão aberto ao publico.
Neste momento a Base Sous Marine acolhe a exposição: Images Telluriques do fotografo Jean Michel Fauquet.
Fauquet nasceu em Junho de 1950 em Lourdes, mas passou sua infância aqui em Bordeaux, suas fotos tem algo de misterioso e enigmatico, dentro da Base submarina o acordo entre o trabalho do artista e o local é perfeito. As fotos são desconcertantes, ficamos na duvida se é uma foto ou um desenho. Temos a sensação de mistério, de traços que não podemos ver, paisagens pela qual nunca passamos e portanto a impressão é de que conhecemos aquele lugar. 
Seu trabalho é essencialmente realizado num atelier à partir de temas que ele mesmo cria. Desenhos, pinturas, esculturas, são algumas das etapas que contribuem à fabricação de objetos que são pintados e depois fotografados. Mais tarde, sob a luz do atelier ele prepara todo um cenario para fotografar esses objetos. Ele revela as fotos em preto e  branco, com uma claridade no centro que some bem sutilmente. O negativo pode ser retocado, realçado com a caneta ou com o lapis, até mesmo pintado para ficar ainda mais escuro.

Para aqueles que se interessaram, a exposição vai até o dia 5 de dezembro. Base Sous-marine - Boulevard Alfred Daney 33300 Bordeaux

 


Um comentário: